Em diferentes terrenos e contextos, o brasileiro têm a oportunidade de viver na floresta: seja no campo ou na cidade, entremeada de resquícios da mata nativa. Desfrutar do clima e do contato com a natureza é, para aqueles que arquitetam, um desafio mas também um privilégio.
As premissas para o desenvolvimento da proposta buscam estabelecer uma relação direta de todos os ambientes internos com a paisagem natural externa, composta de frondosas árvores a partir da implantação da residência na parte superior do terreno. Com efeito, as generosas aberturas e varandas conformam espaços de fruição.
A área íntima da casa, que abriga 3 quartos e uma sala de estar, situa-se no pavimento superior. No piso intermediário, localizam-se a sala, um quarto de costura, cozinha e área de serviço, além do espaço sob a rampa de acesso da casa abriga uma microcervejaria artesanal. É nesse pavimento que se encontra a piscina. O piso inferior abriga um depósito, banheiro de apoio externo e a casa de máquinas da piscina.
Numa contínua relação entre espaços internos e externos, a integração dos pavimentos se dá de forma dinâmica e visa se beneficiar da luz natural em toda sua amplitude. Os materiais e dimensões dos ambientes refletem essas intenções.
Arquitetos: Flávia Lutkenhaus e Marcos Franchini
Colaboração: Gabriel Nardelli e Amanda Castilho
Local: Condomínio Bosque do Jambreiro, Nova Lima – MG
Área: 390m2