A ideia da Cabana Oitis é ser uma casa de fim de semana e de apoio para um casal que tem o mountain bike como um de seus hobbies preferidos. Por isso, há a presença de um volume externo com serviços para os dias do ciclismo. A casa está localizada na cidade de Nova Lima, repleta de trilhas, assim como a natureza em sua varanda.
O edifício abre-se para a montanha, em vez de se abrir para a rua, tornando um espaço muito acolhedor e intimista. O retângulo e a planta simples atendem à racionalização, no âmbito que o tempo de construção e sua montagem sejam otimizados. A utilização da estrutura metálica deve-se à grande produção da mesma na região, sendo que o uso do concreto ciclópico nas fundações é explicado pela grande presença de rochas no terreno natural e a intenção de envolvê-las na edificação
A fachada do edifício tem cobertura de madeira queimada (shou sugi ban) e portas de aço patinávek. Por último, foram concebidos painéis deslizantes de tecido na varanda de forma a protegê-la da grande quantidade de vento da encosta.
Arquitetos: Marcos Franchini e Nattalia Bom Conselho
Colaboração: Amanda Castilho, João Pedro Facury, José Henrique Paiva e Thomáz Marcatto
Localização: Morro do Chapéu / Nova Lima – Minas Gerais, Brasil
Área construída: 165m2